Apresentação

Ao longo da sua história, a Universidade de São Paulo distinguiu-se por criar e
implementar iniciativas arrojadas no campo da educação humanística e científica.
Fruto de um projeto acadêmico pioneiro no Brasil, a USP preservou o ideário que a
animava já na gênese, manifesto no compromisso indelével com o ensino, princípio que
nutre a sua procura incessante de apurar as ações desenvolvidas. O pacto selado com
a formação das novas gerações tem cultivado na instituição a propensão para absorver
os desafios do tempo, compelindo-a a enfrentar e a responder as tendências do futuro.
Naturalmente, uma universidade não pode se alforriar da sua missão primeva, guiada
pela produção diferenciada do saber e da pesquisa, vocação superior que a estimula.

Nesse contexto, oferecer à sociedade cursos semi-presenciais, por intermédio do
Programa Rede São Paulo de Formação Docente – Redefor -, encerra a conjunção
dos valores que sempre alimentaram a universidade: educação aperfeiçoada; formação
dos jovens; compromisso público; percepção da mudança; preservação do espírito
acadêmico. A utilização das novas tecnologias no processo educativo responde, assim,
às exigências do mundo contemporâneo, tendo em vista o caráter democrático que
lhe é inerente, por ultrapassar as fronteiras sociais e geográficas; ao mesmo tempo, o
programa se dirige, prioritariamente, aos professores do Ensino Médio Paulista, visando
aprimorar as escolas públicas estaduais, criando condições para uma transformação na
qualificação dos docentes e, como decorrência, dos alunos.

No curso de tais iniciativas, se a Universidade de São Paulo expressa compassamento
com o novo, exprime, sobretudo, a sua abertura para as questões candentes do
momento, demonstrando os atributos mais generosos dos seus atos, quando põe à
disposição de todos a sua experiência no campo da produção ampla de capacidades, da
cultura, do ensino, da pesquisa. Em suma, da formação de cidadãos plenos, dotados com
autonomia de julgamento, substância da existência de seres livres.


■  ■  ■  ■