Gestão da Rede Pública

Ementa

Este curso tem como objetivo a melhoria do exercício das funções dos Supervisores do Estado de São Paulo nas escolas, especialmente frente às mudanças propostas pela SEESP com a Proposta Curricular que está sendo implementada como política relevante para o esforço de melhoria das aprendizagens dos alunos da rede pública estadual. O curso pretende propiciar a constituição de competências profissionais para a gestão administrativa e pedagógica da escola, incluindo as vertentes de formação dos profissionais de educação na escola e de gestão que o Supervisor deve desempenhar.

Objetivos

Oferecer aos Supervisores do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos que lhes permita:

  • Dominar os princípios, fundamentos e concepções de áreas e disciplinas da Proposta Curricular da SEESP;
  • Sensibilizar-se, motivar-se e mobilizar-se para enfrentar o problema da aprendizagem insatisfatória dos alunos da escola em que atua, reconhecendo a Proposta Curricular da SEESP como uma das políticas voltadas à melhoria da qualidade das aprendizagens;
  • Contextualizar e aplicar os conhecimentos que já constituiu o quadro legal e normativo que regula a educação básica, para analisar os temas relativos à qualidade do ensino e ao papel da Proposta Curricular da SEESP;
  • Utilizar resultados de avaliação e outros indicadores sócio-educacionais para diagnosticar o estado da educação básica na escola onde exerce suas funções, coordenar com a equipe escolar o plano de ação e outras formas de intervenção para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos;
  • Articular a equipe escolar e liderar com a direção da escola o processo de elaboração e revisão permanente do Projeto Pedagógico, considerando a Proposta Curricular, as políticas da SEESP e as especificidades da escola, conduzindo o processo de construção de consensos;
  • Acompanhar o trabalho dos professores da escola na implementação da proposta, sendo capaz de diagnosticar as dificuldades e adotar as medidas cabíveis para apoiá-los no enfrentamento das mesmas;
  • Planejar o processo de formação continuada dos professores, considerando as necessidades percebidas e as apontadas por eles, tendo em vista o plano de ação, o Projeto Pedagógico e a Proposta Curricular;
  • Planejar e conduzir as HTPCs como parte do processo de formação continuada dos docentes da escola e do acompanhamento da implementação da Proposta Curricular;
  • Articular-se com os ATPs e com o Diretor responsável pelo acompanhamento da escola na Diretoria para planejar ações conjuntas de coordenação e apoio pedagógico à implementação da Proposta Curricular.

Para tanto, faz-se necessário um aperfeiçoamento profissional, com formação continuada de professores e demais educadores que atuam nas escolas e nos órgãos técnicos visando o desenvolvimento de competências que lhes permitam:

  1. apropriar, implementar, avaliar, sugerir e propor modificações na referida proposta;
  2. apropriar de uma cultura de desenvolvimento profissional como um processo coletivo, envolvendo toda a equipe escolar, com foco na sala de aula e na organização da escola;
  3. interagir, expressar e ouvir pontos de vista, bem como compartilhar idéias e buscar entendimento.

Nesse sentido, o curso de Especialização para Supervisores, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, visa o aperfeiçoamento do referido profissional da educação, facilitando suas ações coordenadoras – de gestão escolar, do currículo e da proposta pedagógica –, a fim de:

  1. liderar a aproximação da escola com a comunidade tendo em vista, por um lado o melhor entendimento do contexto sociocultural dos alunos e, por outro lado, o papel que a escola pode realizar no aprimoramento das condições socioambientais e qualidade de vida do seu em torno, visando o desenvolvimento local.
  2. liderar a construção da Proposta Pedagógica da escola junto a equipe e comunidade escolar;
  3. orientar os coordenadores e diretores no desenvolvimento do projeto pedagógico escolar;
  4. sugerir projetos administrativo-educacionais e ações interdisciplinares;
  5. apoiar e orientar os coordenadores e diretores na avaliação dos processos de aprendizagem e de ensino;
  6. promover momentos de trabalho conjunto como situações de aprendizagem profissional e pessoal;
  7. promover momentos de compartilhamento de conhecimentos, experiências e saberes na instituição escolar.

Articulando os pressupostos da Aprendizagem Baseada em Problemas com a Aprendizagem Baseada em Projetos e a utilização de situações-problema (cenários), temos novas perspectivas para a relação entre ensino e aprendizagem, mais de acordo com as demandas do mundo contemporâneo e ao tipo de trabalho que os educadores, já em exercício, devem propiciar a seus alunos para que tenham uma formação coerente ao mundo do trabalho em que deverão se inserir no futuro. Enfrentar problemas interdisciplinares contextualizados na vida cotidiana e profissional, e de forma coletiva, abre caminhos inovadores para a forma com que a Universidade trata a produção de conhecimentos e a aprendizagem de seus alunos (no caso, profissionais da educação).
Esta concepção de curso de especialização, adotando esses pressupostos de inovação, pretende criar um ambiente acadêmico rico e inovador, que atenda aos anseios e interesses dos professores coordenadores e da sociedade em geral. Assume-se, assim, uma organização curricular ancorada em três dimensões distintas e complementares: situações-problema; conteúdos cotidianos e interdisciplinares; e o trabalho coletivo. A seguir uma descrição sucinta de cada uma dessas dimensões: A primeira dimensão, das situações-problema (cenários), significa que a aprendizagem será organizada em torno de problemas, sendo estes o ponto de partida dos processos de aprendizagem. Como referem-se a situações concretas e reais (eventualmente teóricas), os cenários que serão estudados pelos alunos serão elaborados a partir de casos reais, ocorridos no interior de instituições educativas brasileiras, dando abertura para a formulação de problemas a serem estudados, compreendidos e contextualizados na realidade cotidiana de cada escola;

A segunda dimensão da organização curricular é a dos conteúdos, que devem ser interdisciplinares, no sentido de que cruzam as tradicionais fronteiras e métodos disciplinares; e práticos, no sentido de que os alunos, ao se envolverem de maneira aprofundada com sua formulação e compreensão, devem tornar-se capazes de transferir os conhecimentos novos à realidade da educação brasileira;
Na dimensão do trabalho coletivo, destacamos a importância do aprendizado social, ou da aprendizagem em grupo, como pressuposto básico para a construção coletiva do conhecimento. Assim, o currículo e a aprendizagem diferenciam-se de modelos educativos tradicionais, que tem como base aprendizagens individualizadas ou centradas exclusivamente no próprio aluno. Nessa dimensão, entendendo a educação como um trabalho coletivo, os alunos, professores coordenadores e diretores, aprenderão a trabalhar e a enfrentar os fenômenos educativos por meio de projetos desenvolvidos em equipe.

Por fim, vale ressaltar que tais princípios estão em consonância com a proposta de formação continuada da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, que postula a escola como “lócus” da referida formação, a fim de garantir que a relação entre teoria e prática se efetue nos espaços de trabalho de cada supervisor participante do curso de formação favorecendo a aprendizagem em situação, baseada nos problemas reais vividos pelos diferentes profissionais em contextos complexos, nos quais as tomadas de decisões precisem levar em conta a interferência de fatores que nem sempre são facilmente previsíveis.

Coordenadores:

Professora Coordenadora:
Profª. Drª. Irene Kazumi Miura
Coordenador Operacional:
Prof. Dr. André Lucirton Costa
Coordenadora de PBL:
Profª. Drª. Lara Bartocci Liboni
Coordenadora de Tutoria:
Profª. Msc. Vanessa B. Ortolan Riscifina

■  ■  ■  ■

38 Comentários para Gestão da Rede Pública

  1. oriovaldo's Gravatar oriovaldo
    4 de outubro de 2010 às 16:44 | Permalink

    Estou disposto a debater , planejar, elaborar projetos e submetê-los á analise dos outros participantes. Espero aprender e colaborar com todos os outros participantes.
    Oriovaldo Rodrigues fone 12-3649 1011Diretoria de Pindamonhangaba

  2. Célia Cristina's Gravatar Célia Cristina
    4 de outubro de 2010 às 23:16 | Permalink

    Boa noite a todos!
    A equipe está de parabéns, pois, logo de inicio percebe-se uma excelente organização e, nesta introdução em especial com a estrutura apresentada dividida nestas três dimensões das quais abrange a prática ( expeiência), a teoria através do estudo do da organização curricular e por fim a interação de todos.
    Abraço.
    Célia Cristina – Campinas

  3. Olinda's Gravatar Olinda
    5 de outubro de 2010 às 11:50 | Permalink

    Olá,

    Estou ansiosa para iniciar o curso, tenho a expectativa de que ele virá enriquecer os meus conhecimentos a respeito da Gestão de rede publica.

  4. Edenilce Elliott's Gravatar Edenilce Elliott
    5 de outubro de 2010 às 11:50 | Permalink

    Bom dia!
    Estou muito animada em participar deste curso. Pela ementa, considero que vamos conhecer mais e melhor sobre a gestão da rede pública!
    Sds
    Edel

  5. LEONOR AP.C.SEGATI's Gravatar LEONOR AP.C.SEGATI
    5 de outubro de 2010 às 16:13 | Permalink

    boa tarde estou ansiosa para o inicio do curso;vamos adquirir mais conhecimento sobre gestão da rede pública´;estou disposta a dar o melhor de mim,para toda a equipe

  6. Maria Olivia's Gravatar Maria Olivia
    5 de outubro de 2010 às 19:58 | Permalink

    Olá colegas, estou ansiosa para começar este curso e tenho certeza que iremos aproveitar bastante.

  7. MARLI AP.MELCHIOR DA MOTTA's Gravatar MARLI AP.MELCHIOR DA MOTTA
    5 de outubro de 2010 às 22:41 | Permalink

    Estou feliz em participar deste curso, espero que os assuntos a serem estudados sejam impolgantes e assim o aproveitamento será mil.

  8. Silvia Gandara's Gravatar Silvia Gandara
    6 de outubro de 2010 às 7:53 | Permalink

    Visitei toda a plataforma do curso, li o conteúdo programático, a metodologia PBL. Gostei de tudo apresentado. Acho que vamos construir muitos conhecimentos, colegas. Vamos lá.

  9. João Antonio's Gravatar João Antonio
    6 de outubro de 2010 às 18:38 | Permalink

    Estou com dúvidas. As ementas dos três cursos (coordenador, diretor e supervisor) são muito parecidas, principalmente entre o curso para supervisor e o curso para coordenador, como por exemplo “planejar e conduzir as HTPCs ….”

  10. MicidaCosta's Gravatar MicidaCosta
    8 de outubro de 2010 às 13:27 | Permalink

    OLá…
    Estou muito feliz por fazer parte desse grupo. No momento estou tentando compreender toda a dinâmica do curso. Penso que levarei alguns dias pra conhecer todo esse universo, pois o curso traz uma gama enorme de informações novas!
    Vamos laaaa..
    Abraços,
    Micidacosta – superv./Araçatuba

  11. Maria de Lourdes Favreto's Gravatar Maria de Lourdes Favreto
    8 de outubro de 2010 às 16:39 | Permalink

    Olá colegas, que bom estudar on line e conhecer mais profissionais da educação. Espero que os estudos venham enriquecer meu trabalho junto às escolas

  12. sueli's Gravatar sueli
    8 de outubro de 2010 às 23:43 | Permalink

    Boa noite,
    Estou empolgada com o curso,espero aprender com os participantes e com a equipe.

  13. 11 de outubro de 2010 às 11:24 | Permalink

    Olá amigos, espero que nossa curso seja produtivo e dinâmico e que nossos debates sirvam de alavanca para novos projetos a serem aplicados nas escolas.

    Sejam Bem vindos

    AdrianaCampos
    DER Votuporanga

  14. cleuza maria's Gravatar cleuza maria
    11 de outubro de 2010 às 15:37 | Permalink

    ola a todos. Com certeza este curso será um valioso complemento em nossa jornada profissional.

  15. Dirce Tiemi's Gravatar Dirce Tiemi
    12 de outubro de 2010 às 8:37 | Permalink

    Acredito que o curso será de grande importância para continuarmos na luta pela Educação de Qualidade para todos.
    Que tenhamos um bom curso!

  16. Angela Jeronymo's Gravatar Angela Jeronymo
    15 de outubro de 2010 às 18:03 | Permalink

    Penso que temos muito a aprender e que este curso é uma oportunidade valiosa para este processo. Sucesso a todos.

  17. Vera Lúcia Viana Vieira de Paula's Gravatar Vera Lúcia Viana Vieira de Paula
    17 de outubro de 2010 às 21:37 | Permalink

    Estou muito otimista em relação ao curso e espero que os objetivos propostos pela equipe sejam alcançados com sucesso.

  18. Chelsea M C Martins's Gravatar Chelsea M C Martins
    20 de outubro de 2010 às 0:23 | Permalink

    Desejo que este curso traga nova (in)formação e sucesso para os cursistas.

  19. Antonio Machado Pontes's Gravatar Antonio Machado Pontes
    8 de novembro de 2010 às 23:01 | Permalink

    Embora pareça extemporâneo, faço questão de registrar sinceros votos de que o curso tenha sucesso e que nos traga novos conhecimentos que possibilitem melhorar ainda mais a atuação da Supervisão de Ensino. Ao ensejo, afirmo ter tido inúmeros problemas no entendimento da ferramenta e envio de trabalhos, além da falta de tempo para realizá-los.

  20. Elsa Cruz Teodoro's Gravatar Elsa Cruz Teodoro
    10 de junho de 2011 às 17:47 | Permalink

    Sou Vice Diretora, Gostaria muito de fazer este curso.
    Sm mais
    Elsa Cruz Teodoro

  21. Andrea de Negri Bello's Gravatar Andrea de Negri Bello
    3 de julho de 2011 às 22:16 | Permalink

    Fiz minha pré-inscrição e quero muito participar desse Curso, pois é importantíssimo para a formação do supervisor.
    Abraços a todos!

  22. solange soares's Gravatar solange soares
    7 de julho de 2011 às 11:53 | Permalink

    ainda não consegui fazer inscrições qual procedimento estou ansiosa em participar

  23. solange soares's Gravatar solange soares
    7 de julho de 2011 às 12:34 | Permalink

    quero fazer ainscrição e não consegui, preciso de orientações esse curso vai me beneficiar na questão pedagógica

  24. Eleneuda N Feitosa's Gravatar Eleneuda N Feitosa
    25 de julho de 2011 às 1:57 | Permalink

    Gostaria de me inscrever nos cursos da rede e nao consegui. Gostaria de Orientaçoes. Tentei varios dias mas nao consegui.

  25. Matilde Perez Quintairos's Gravatar Matilde Perez Quintairos
    19 de setembro de 2011 às 19:57 | Permalink

    Boa noite a todos(as)!!! Escrevemos de Santos!!

  26. 21 de setembro de 2011 às 11:16 | Permalink

    Esse curso é uma nova e excelente oportunidade para enriquecermos nosso trabalho nas Unidades Escolares.

  27. Gisele M. F. Ducatti's Gravatar Gisele M. F. Ducatti
    25 de setembro de 2011 às 21:03 | Permalink

    Com certeza esse curso irá proporcionar excelente oportunidade de interação entre a Rede Pública, na visão e vivência do Supervisor de Ensino, e a Universidade Pública.

  28. Regina Dibo's Gravatar Regina Dibo
    26 de setembro de 2011 às 11:01 | Permalink

    Hoje daremos mais um passo em direção ao aperfeiçoamento pessoal e profissional.
    Será ótimo compartilharmos conhecimentos e experiências.

  29. Arlete's Gravatar Arlete
    5 de outubro de 2011 às 12:20 | Permalink

    Os objetivos do curso estão direcionados aos maiores problemas encontrados atualmente nas escolas. Vai nos auxiliar muito em nossa prética pedagógica.

  30. Thieko's Gravatar Thieko
    6 de outubro de 2011 às 19:47 | Permalink

    Com certeza temos muito a aprender uns com os outros. Essa troca será muito valiosa para todos nós.

  31. Marisa Satiko Runisi Mendonça's Gravatar Marisa Satiko Runisi Mendonça
    8 de outubro de 2011 às 18:03 | Permalink

    Uma oportunidade de pós-graduação latu-senso para ampliar o nosso conhecimento nessa nova visão educacional.

  32. Paula Adriana's Gravatar Paula Adriana
    11 de outubro de 2011 às 15:47 | Permalink

    Com certeza as temáticas e as metodologias proporcionarão aprendizagens significativas a todos nós!

  33. sonia rondelli's Gravatar sonia rondelli
    17 de outubro de 2011 às 8:59 | Permalink

    Até o momento estou empolgada e confiante que o curso vai ser maravilhosos e poder trocar experiência com pessoas até então desconhecidas é muito gratificante. beijos a todos e sucesso sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. LUCIANA's Gravatar LUCIANA
    24 de outubro de 2011 às 20:33 | Permalink

    Estou sofrendo para me adaptar com esse ambiente. Tenham paciência!

  35. 14 de dezembro de 2011 às 10:27 | Permalink

    Gostaria que o meu tutoa entrasse encontado con migo para esclarecer minhas duvidas.

  36. Jussara Morales's Gravatar Jussara Morales
    27 de fevereiro de 2012 às 23:42 | Permalink

    GOSTARIA QUE A PROVA FOSSE EM PIRACICABA!

  37. ÉVILA VASCONCELOS's Gravatar ÉVILA VASCONCELOS
    14 de janeiro de 2013 às 4:55 | Permalink

    Olá!

    Gostaria de saber quando abrirá uma nova turma.
    Aguardo retorno!
    Grata.

  38. fabio.munhoz's Gravatar fabio.munhoz
    16 de janeiro de 2013 às 9:10 | Permalink

    Prezada Evila, ainda não temos essa previsão. Continue acompanhando este site para se manter atualizada.

Deixe um comentário