Gestão da Escola

Ementa

Este curso tem como objetivo contribuir para a melhoria do exercício das funções dos Diretores do Estado de São Paulo nas escolas, especialmente frente às mudanças propostas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) com a Proposta Curricular que está sendo implementada como política relevante para o esforço de melhoria das aprendizagens dos alunos da rede pública estadual. O curso deverá assim propiciar a constituição de competências profissionais para a direção e o acompanhamento pedagógico da escola, incluindo as vertentes de formação dos profissionais de educação na escola e de articulação e como gestor da escola deve desempenhar.

Objetivos

Oferecer aos Diretores do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos que lhes permita:

  • Dominar os princípios, fundamentos e concepções de áreas e disciplinas da Proposta Curricular da SEESP;
  • Sensibilizar-se, motivar-se e mobilizar-se para enfrentar o problema da aprendizagem insatisfatória dos alunos da escola em que atua, reconhecendo a Proposta Curricular da SEESP como uma das políticas voltadas à melhoria da qualidade das aprendizagens;
  • Contextualizar e aplicar os conhecimentos que já constituiu o quadro legal e normativo que regula a educação básica, para analisar os temas relativos à qualidade do ensino e ao papel da Proposta Curricular da SEESP;
  • Utilizar resultados de avaliação e outros indicadores sócio-educacionais para diagnosticar o estado da educação básica na escola onde exerce suas funções, coordenar com a equipe escolar o plano de ação e outras formas de intervenção para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos;
  • Articular a equipe escolar e liderar com a equipe e comunidade escolar o processo de elaboração e revisão permanente do Projeto Pedagógico, considerando a Proposta Curricular, as políticas da SEESP e as especificidades da escola, conduzindo o processo de construção de consensos;
  • Acompanhar o trabalho da equipe escolar na implementação da proposta, sendo capaz de diagnosticar as dificuldades e adotar as medidas cabíveis para apoiá-los no enfrentamento das mesmas;
  • Conduzir e liderar o processo de formação continuada dos professores e demais agentes escolares, considerando as necessidades percebidas e as apontadas por eles, tendo em vista o plano de ação, o Projeto Pedagógico e a Proposta Curricular;
  • Acompanhar os trabalhos realizados dos coordenadores e professores nas HTPCs como parte do processo de formação continuada e do acompanhamento da implantação da Proposta Curricular.
  • Articular-se com o supervisor responsável pela escola, assim como o Dirigente Regional de Ensino definindo ações conjuntas de apoio pedagógico e implementação da Proposta Curricular.

Para tanto, faz-se necessário um aperfeiçoamento profissional, com formação continuada de professores e demais educadores que atuam nas escolas e nos órgãos técnicos visando o desenvolvimento de competências que lhes permitam:

  1. apropriar, implementar, avaliar, sugerir e propor modificações na referida proposta;
  2. apropriar de uma cultura de desenvolvimento profissional como um processo coletivo, envolvendo toda a equipe escolar, com foco na sala de aula e na organização da escola;
  3. interagir, expressar e ouvir pontos de vista, bem como compartilhar idéias e buscar entendimento.

Nesse sentido, o curso de Especialização para Diretores, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, visa o aperfeiçoamento do referido profissional da educação, facilitando suas ações coordenadoras – de gestão escolar, do currículo e da proposta pedagógica –, a fim de:

  1. liderar a aproximação da escola com a comunidade tendo em vista, por um lado o melhor entendimento do contexto sociocultural dos alunos e, por outro lado, o papel que a escola pode realizar no aprimoramento das condições socioambientais e qualidade de vida do seu em torno, visando o desenvolvimento local.
  2. liderar a construção da Proposta Pedagógica da escola junto a equipe e comunidade escolar;
  3. orientar os coordenadores e professores no desenvolvimento do projeto pedagógico escolar;
  4. sugerir projetos administrativo-educacionais e ações interdisciplinares;
  5. apoiar e orientar os coordenadores e professores na avaliação dos processos de aprendizagem e de ensino;
  6. promover momentos de trabalho conjunto como situações de aprendizagem profissional e pessoal;
  7. promover momentos de compartilhamento de conhecimentos, experiências e saberes na instituição escolar.

Articulando os pressupostos da Aprendizagem Baseada em Problemas com a Aprendizagem Baseada em Projetos e a utilização de situações-problema (cenários), temos novas perspectivas para a relação entre ensino e aprendizagem, mais de acordo com as demandas do mundo contemporâneo e ao tipo de trabalho que os educadores, já em exercício, devem propiciar a seus alunos para que tenham uma formação coerente ao mundo do trabalho em que deverão se inserir no futuro. Enfrentar problemas interdisciplinares contextualizados na vida cotidiana e profissional, e de forma coletiva, abre caminhos inovadores para a forma com que a Universidade trata a produção de conhecimentos e a aprendizagem de seus alunos (no caso, profissionais da educação).
Esta concepção de curso de especialização, adotando esses pressupostos de inovação, pretende criar um ambiente acadêmico rico e inovador, que atenda aos anseios e interesses dos professores coordenadores e da sociedade em geral.
Assume-se, assim, uma organização curricular ancorada em três dimensões distintas e complementares: situações-problema; conteúdos cotidianos e interdisciplinares; e o trabalho coletivo. A seguir uma descrição sucinta de cada uma dessas dimensões:
A primeira dimensão, das situações-problema (cenários), significa que a aprendizagem será organizada em torno de problemas, sendo estes o ponto de partida dos processos de aprendizagem. Como referem-se a situações concretas e reais (eventualmente teóricas), os cenários que serão estudados pelos alunos serão elaborados a partir de casos reais, ocorridos no interior de instituições educativas brasileiras, dando abertura para a formulação de problemas a serem estudados, compreendidos e contextualizados na realidade cotidiana de cada escola;

A segunda dimensão da organização curricular é a dos conteúdos, que devem ser interdisciplinares, no sentido de que cruzam as tradicionais fronteiras e métodos disciplinares; e práticos, no sentido de que os alunos, ao se envolverem de maneira aprofundada com sua formulação e compreensão, devem tornar-se capazes de transferir os conhecimentos novos à realidade da educação brasileira;
Na dimensão do trabalho coletivo, destacamos a importância do aprendizado social, ou da aprendizagem em grupo, como pressuposto básico para a construção coletiva do conhecimento. Assim, o currículo e a aprendizagem diferenciam-se de modelos educativos tradicionais, que tem como base aprendizagens individualizadas ou centradas exclusivamente no próprio aluno. Nessa dimensão, entendendo a educação como um trabalho coletivo, os alunos, professores coordenadores, aprenderão a trabalhar e a enfrentar os fenômenos educativos por meio de projetos desenvolvidos em equipe.

Por fim, vale ressaltar que tais princípios estão em consonância com a proposta de formação continuada da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, que postula a escola como “lócus” da referida formação, a fim de garantir que a relação entre teoria e prática se efetue nos espaços de trabalho de cada diretor participante do curso de formação favorecendo a aprendizagem em situação, baseada nos problemas reais vividos pelos diferentes profissionais em contextos complexos, nos quais as tomadas de decisões precisem levar em conta a interferência de fatores que nem sempre são facilmente previsíveis.

Equipe Resonsável

  • Prof. Dra. Sônia Maria Vanzella Castellar – FE/USP (Coordenadora)

Entre no Curso

Para alunos cadastrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, clique aqui para entrar no seu curso.


■  ■  ■  ■

236 Comentários para Gestão da Escola

  1. Leila Melo's Gravatar Leila Melo
    10 de outubro de 2011 às 19:38 | Permalink

    Oi pessoal
    Sou Dirtora da Escola Mendonça de Maracaí
    Estou muito feliz por poder participar deste curso e minha expectativa é grande!!!

  2. Vânia Maria da Fonseca Lima Gomes's Gravatar Vânia Maria da Fonseca Lima Gomes
    11 de outubro de 2011 às 17:30 | Permalink

    Olá pessoal estou chegando agora também e acredito que será maravilhosaessaoportunidadede aprendizagem.
    Beijos a todos

  3. Nazaré Sansão's Gravatar Nazaré Sansão
    14 de outubro de 2011 às 11:25 | Permalink

    Olá pessoal! Já fiz um curos à distância e gostei muito! realmente é uma oportunidade maravilhosa de aprendizagem. Quero aprender mais com este novo curso.
    Bom dia (chuvoso). Aqui em Botucatu a chuva não para desde ontem à noite.

  4. ANGELICA AP SILVA DE LIMA's Gravatar ANGELICA AP SILVA DE LIMA
    15 de outubro de 2011 às 3:58 | Permalink

    OI PESSOAL.
    ESTOU COM GRANDES EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO CURSO. ESPERO QUE OCORRA UMA GRANDE TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE OS CURSISTAS. ABRAÇOS.

  5. 15 de outubro de 2011 às 15:32 | Permalink

    estou mei perdida para realizar as tarefa
    será que só eu estou me sentinda assim

    edna

  6. Terezinha Boni's Gravatar Terezinha Boni
    16 de outubro de 2011 às 11:38 | Permalink

    Olá Pessoal, vamos ao curso, que possamos realmente melhorar nossas práticas a partir deste curso. Abraços a todos e todas.

  7. Lucia de Fátima Souza Moreira's Gravatar Lucia de Fátima Souza Moreira
    18 de outubro de 2011 às 15:09 | Permalink

    Olá turma de Gestão da Escola! Estou feliz de poder fazer parte desse grupo maravilhoso, e espero poder contar com todos , e ainda aprender muito mais e ao chegar no final do curso estarmos radiantes com as novas descobertas e podermos aplicar no nosso dia-a-dia.
    Um abraço
    Lúcia Moreira

  8. Rosangela Daniela Martins Mantovani's Gravatar Rosangela Daniela Martins Mantovani
    19 de outubro de 2011 às 22:02 | Permalink

    Olá turma, estou meio perdida na realização das tarefas devido a correria do dia a dia , mas com grandes expectativas . Abraços

  9. THAISA HELENA FIORAVANTE's Gravatar THAISA HELENA FIORAVANTE
    20 de outubro de 2011 às 10:50 | Permalink

    Olá Pessoal, estamos todos no mesmo barco, temos que remar na mesma direção e não deixar afundar rsrsrs. A expectativa e o medo de não conseguir no prazo realizar as tarefas todos nós temos. A minha escola tem um lema e acredito que serve para o nosso grupo de curso, é o seguinte: TODOS JUNTOS SOMOS FORTES. Abraços

  10. Neide's Gravatar Neide
    20 de outubro de 2011 às 13:49 | Permalink

    Consegui minha senha, agora sim pretendo continuar. Fiquei preocupada com o primeiro encontro presencial nas UEs. serei tutora.Tomara que saia tudo bem. Que Deus nos ajude.

  11. Miriam Pavan's Gravatar Miriam Pavan
    20 de outubro de 2011 às 19:45 | Permalink

    Não consigo obter a minha senha e o encontro presencial é no próximo sábado. Oque devo fazer?

  12. Miriam Pavan's Gravatar Miriam Pavan
    20 de outubro de 2011 às 19:47 | Permalink

    Como realizo minhas atividades se nem senha tenho?

  13. Monica Furrier's Gravatar Monica Furrier
    21 de outubro de 2011 às 10:33 | Permalink

    Oi Neide, Eu também estou muito preocupada por ser tutora em minha escola. As vezes penso que não vou dar conta. Com certeza Deus irá nos ajudar. Boa sorte.
    Monica

  14. Esther Louzada de mello Moreira's Gravatar Esther Louzada de mello Moreira
    22 de outubro de 2011 às 21:56 | Permalink

    Olá, pessoal! Gostei muito da aula presencial e vocês? Espero aperfeiçoar mais meu tabalho como gestor e contribuir para melhorar a UE onde atuo.

  15. 23 de outubro de 2011 às 20:16 | Permalink

    Olá! Também gostei muito da aula presencial. Abraço a todos!

  16. Rui Cláudio Gonçalves Chagas's Gravatar Rui Cláudio Gonçalves Chagas
    24 de outubro de 2011 às 8:44 | Permalink

    Estou super perdido em relação às minhas tarefas… Sou novato em informática e velho em relação à idade…HELP!

  17. Elza Sampaio's Gravatar Elza Sampaio
    24 de outubro de 2011 às 9:25 | Permalink

    Olá
    Sou vice diretora em uma escola em osasco, me inscrevi para fazer o curso de Gestão e estou no curso de Curriculo. Vai poder ser feita a troca?

  18. Maria de Fatima's Gravatar Maria de Fatima
    24 de outubro de 2011 às 21:12 | Permalink

    É grande a minha espectativa em relação ao curso. Espero que ela seja correspondida

  19. Renata Celeguim's Gravatar Renata Celeguim
    28 de outubro de 2011 às 9:33 | Permalink

    Como cursista estou atrasada nas tarefas. Como tutora estou surpresa com minhas atribuições. Como professora estou entusiasmada com as possibilidades de aprendizado. No nosso encontro presencial o aprendizado foi grande, e o processo um exemplo do que deve acontecer na “Escola do Futuro” Sorte a todos!

  20. Julieta Felix Duela's Gravatar Julieta Felix Duela
    30 de outubro de 2011 às 0:45 | Permalink

    Cada curso que nos propomos a fazer, significa que estamos buscando formas de aperfeiçoamento para nosso trabalho na escola. Estou muito satisfeita de poder compartilhar idéias e experiências com esse grupo de gestores. Estou procurando um grupo para integrar.

  21. LÍDIA's Gravatar LÍDIA
    31 de outubro de 2011 às 2:47 | Permalink

    SOU VICE DIRETORA DA REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA, E ESPERO ESTE QUE O CURSO POSSA ME AJUDAR NO MEU COTIDIANO, APESAR DE ESTAR UM POUCO APREENSIVA COM AS ATIVIDADES QUE TEREI QUE REALIZAR

  22. Mônica A.S.Fiorellini's Gravatar Mônica A.S.Fiorellini
    31 de outubro de 2011 às 21:18 | Permalink

    Estou com muita dificuldade, náo tenho facilidade em encontrar as tarefas, nunca realizei esse curso e como expliquei estou afastada por síndrome do pânico , somente agora estou me familiarizando , se deixar de postar algumas tarefas já perdi o curso???? Se for necessário envio por sedex o atestado do médico e o laudo do estado e copia do D.O.
    Obrigada pela atenção, boa noite,,,,

  23. 3 de novembro de 2011 às 22:28 | Permalink

    Oi turma,
    estamos todos no mesmo barco, como disse a colega, só não podemos deixar o barco afundar.
    Nós já estamos acostumados a enfrentar grandes “maremotos” no nosso cotidiano. tenham certeza, não é dessa vez que vamos afundar!
    Abraços.

  24. Monica Cristina Cesconi Furrier's Gravatar Monica Cristina Cesconi Furrier
    4 de novembro de 2011 às 18:13 | Permalink

    Sinto que o curso está sendo difícil em relação ao manuseio da informática, mas como todos os participantes estou fazendo o possível para entregar as tarefas.
    Abraços
    Monica

  25. 7 de novembro de 2011 às 19:20 | Permalink

    Adorei o curso desde o início. Tudo muito bem explicado e organizado.A coordenadora do curso está de parabéns e a tutora que tive foi excelente, demonstrando muitíssima atenção em tudo o que era solicitado. Aprendemos muito, enriquecemos o nosso currículo e tivemos um material de grande valor.
    Parabéns a todos os colegas que se dedicaram muito, afinal somos educadores e queremos gastar a nossa vida com esse profissionalismo existente dentro nós.

  26. elouzadaredefor's Gravatar elouzadaredefor
    17 de novembro de 2011 às 11:15 | Permalink

    O texto da semana 6 – que trata específicamente da” escola que construímos a escola que queremos”, riqco, nos dá caminhos para ampliar nossos horizontes. Há momentos que o gestor está só e até perdido no meio dos seus afazeres, sem respirar. Com este curso,já vejo uma pequena luz ao do túnel. Estou gostando muito!

  27. Valéria Corassa's Gravatar Valéria Corassa
    27 de novembro de 2011 às 11:23 | Permalink

    Olá adorei o segundo encontro presencial, foi muito produtivo, espero que tenham gostado.
    Boa semana a todos!!!

  28. 2 de dezembro de 2011 às 22:09 | Permalink

    Achei mais delineado o segundo encontro… Mais produtivo e menos assustador… visto que estou já velho na rede e são muitas novidades!

  29. Rosa Maria da Rocha's Gravatar Rosa Maria da Rocha
    4 de dezembro de 2011 às 13:26 | Permalink

    Olá, refletir sobre o texto pesquisa-ação é de suma importancia para aprimorar os nossos conhecimentos,momentos de retomada de nossa vivencia ,assim como os outros,gostei!Bom trabalho a todos.

  30. Mara Fatima's Gravatar Mara Fatima
    12 de abril de 2012 às 21:12 | Permalink

    Boa prova para todos. Teremos êxitocom certeza………

  31. Noemi Gonçalves Menezes's Gravatar Noemi Gonçalves Menezes
    13 de junho de 2012 às 20:46 | Permalink

    Olá, gostaria muito de fazer o curso de gestão escolar, porem tenho visto que ele é especifico para diretores da rede, sou licenciada em Pedagogia, mas trabalho como auxiliar técnico da educação, na rede municipal, gostaria de saber se há alguma curso de gestão escolar, em que eu possa estar cursando

  32. Monica Cristina Cesconi Furrier's Gravatar Monica Cristina Cesconi Furrier
    31 de julho de 2012 às 16:02 | Permalink

    Olá cursistas, vamos nos empenhar para realizar a segunda avaliação com sucesso.

    Bjs

    Monica

  33. 23 de outubro de 2012 às 10:15 | Permalink

    Estamos na estapa de finalização do TCC do curso de gestão da escola, gostaria de saber se existe a possibilidade de ir a USP conversar com o orientador para os ajustes do trabalho.
    Estou bastante feliz com a qualidade do material e a organização.
    abç
    Elaine

  34. Cleonice's Gravatar Cleonice
    15 de dezembro de 2012 às 18:57 | Permalink

    Caros Colegas,

    Chegamos ao final do Curso de Especialização. A tarefa foi árdua, mas muito gratificante. Para mim foi um grande aprendizado, pude vivenciar conhecimentos e compatilhar experiências e aprender bastante com meus colegas Diretores de Escola. Durante o curso, por várias vezes pensei em desistir, sentia que não chegaria até o final devido as correrias do dia a dia e o acúmulo de lições, tarefas e projetos. Graças a colaboração dos colegas e da Tutora Orientadora Profª Luciana Portfírio, consegui concluir o curso com êxito. Falta a apresentação de amanhã, muita expectativa e ansiedade para esse passo final.
    Parabéns à todos que estarão amanhã apresentando seus trabalhos,

    Cleonice

  35. Nanci Moreira's Gravatar Nanci Moreira
    7 de janeiro de 2013 às 18:21 | Permalink

    gostaria de ser informada quando iniciar os curso de pos graduação para os professores da rede publica

  36. fabio.munhoz's Gravatar fabio.munhoz
    9 de janeiro de 2013 às 17:03 | Permalink

    Prezada Nanci,

    Para os cursos da Redefor, mantenha-se informada através deste site

Deixe um comentário